Critérios de Avaliação 2025/2026
Nota introdutória aos Critérios de Avaliação
A avaliação das aprendizagens foca-se nas aquisições e no desenvolvimento curricular alcançado pelos alunos. O processo de avaliação utiliza como referenciais basilares a orientação curricular definida, os Programas, as Aprendizagens Essenciais e o Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória (PASEO).
Essencialmente contínua e sistemática, a avaliação assume-se como um instrumento ao serviço da regulação das aprendizagens. A sua função primordial é fornecer informação pedagógica relevante ao professor, ao aluno, ao encarregado de educação e a todos os intervenientes, permitindo avaliar a progressão do trabalho, a qualidade das aprendizagens consolidadas e delinear estratégias eficazes para a sua melhoria.
No agrupamento, os critérios de avaliação são os referenciais comuns que garantem a equidade e a coerência na apreciação dos conhecimentos, capacidades e atitudes demonstrados pelos alunos.
– Critérios de avaliação de Matemática (2.º ciclo)
– Critérios de avaliação de Matemática (3.º ciclo)
– Critérios de avaliação de Ciências Naturais (2.ºciclo)
– Critérios de avaliação de Ciências Naturais (3.º ciclo)
– Critérios de avaliação de Físico-Química (3.º ciclo)
– Critérios de avaliação de Educação Física (2.º ciclo)
– Critérios de avaliação de Educação Física (3º ciclo)
– Critérios de avaliação de Educação Musical (2.º ciclo)
– Critérios de avaliação de Educação Tecnológica (2.º e 3.º ciclos)
– Critérios de avaliação de Educação Visual (2.º e 3.º ciclos)
– Critérios de avaliação do Educação Especial (alunos com medidas adicionais)

















