Segurança na Internet - eSafety

O que é a eSafety?

A eSafety designa as considerações que se devem ter em conta quando se trabalha na internet.

O eSafety Label (selo de Segurança digital), corresponde a uma iniciativa “European Schoolnet”, que se caracteriza por ser um serviço europeu de certificação e de apoio às escolas, cujo objetivo diz respeito à promoção de um acesso seguro às tecnologias digitais como parte do ensino e da própria aprendizagem.

Recursos para alunos

Aceda aqui aos jogos da SeguraNet

Pré-escolar – Aceda aqui aos recursos da SeguraNet
1.º Ciclo – Aceda aqui aos recursos da SeguraNet
2.º e 3.º Ciclos – Aceda aqui aos recursos da SeguraNetVídeos.

Recursos para professores

Aceda aqui às “Orientações para a utilização de tecnologias de suporte ao ensino a distância” da Comissão Nacional de Proteção de Dados
Aceda aqui às recomendações de segurança na utilização da plataforma Zoom
Veja o cartaz da SeguraNet com recomendações no uso de plataformas que permitem a comunicação Vídeo e Áudio

Sites de interesse no âmbito da eSafety

SeguraNet (clique na imagem para aceder)
Site da responsabilidade da Direção-Geral da Educação que tem como missão promover a Cidadania digital e a Educação para os Media, promovendo uma utilização segura e crítica das tecnologias digitais.
Disponibiliza diversos recursos e atividades.
Centro internet segura (clique na imagem para aceder)
O projeto Internet Segura é da responsabilidade de um consórcio coordenada pela FCT – Fundação para a Ciência e a Tecnologia.
Contribui para a promoção de uma utilização esclarecida e segurada internet junto dos estudantes do ensino básico e secundário..
Disponibiliza diversos recursos.
Escola sem bullying, Escola sem violência (clique na imagem para aceder)
O Plano “Escola sem Bullying. Escola sem violência” surge como um auxiliar de apoio, com vista à utilização de diferentes abordagens de prevenção e intervenção face a este fenómeno).
Disponibiliza diversos recursos.

Dependência online

Aceda aqui ao teste de dependência online

Manuais:
A dependência online