Clube Pequenos Filósofos

DESIGNAÇÃO DO PROJETO:
A Filosofia para Crianças visa desenvolver habilidades de pensamento crítico, criativo e ético desde os primeiros anos de escolaridade. Este projeto baseia-se na premissa de que a filosofia ajuda os alunos a tornarem-se pensadores independentes e reflexivos, promovendo o questionamento, a argumentação e a análise crítica. Resumindo, a Filosofia
para Crianças/alunos é um programa pedagógico que visa desenvolver o raciocínio criativo e argumentativo e a comunicação, através do diálogo filosófico, isto é, por grupos de alunos que, acompanhados pelo professor, procuram analisar e discutir os vários problemas a que decidiram dar resposta, aprendendo a pensar por si mesmos através da reflexão conjunta. Vai também articular-se com diversas áreas do conhecimento e da formação educacional, promovendo uma integração rica e interdisciplinar.

Objetivos:

• Promover o desenvolvimento de habilidades de pensamento crítico e reflexivo.
    Incentivar os alunos a questionar, analisar e refletir de maneira crítica sobre diversos temas e situações, promovendo a habilidade de pensar de forma independente e lógica.
  • Promover o Diálogo e a Comunicação.
  • Criar um ambiente onde os alunos se sintam seguros para expressar as suas opiniões e ouvir as dos outros, promovendo o respeito mútuo e a capacidade de argumentar de forma coerente e respeitosa.
  • Aprimorar a Empatia e a Compreensão.
  • Ajudar os alunos a compreender e valorizar diferentes pontos de vista, desenvolvendo a empatia e a capacidade de se colocar no lugar do outro.
  • Fomentar a capacidade de argumentação e debate respeitoso.
    Desenvolver nos alunos a habilidade de argumentar de forma lógica e estruturada, bem como a participar de debates e discussões de maneira respeitosa e construtiva.
  • Estimular a criatividade e o pensamento inovador.
    Fomentar a curiosidade natural dos alunos, incentivando-os a explorar diferentes ideias, conceitos e perspetivas através de perguntas filosóficas.
  • Incentivar a consciência ética e cidadã nas crianças.
    Introduzir discussões sobre temas éticos, ajudando os alunos a refletir sobre questões de moralidade, justiça e valores, e a formar seu próprio senso de ética.
  • Fortalecer a Autonomia e a Identidade.
    Auxiliar no desenvolvimento da autonomia e da identidade pessoal nos alunos, incentivando-os a formar as suas próprias opiniões e decisões com base numa reflexão crítica e informada.