Sala de Apoio Especializado (Unidade de Apoio Especializado para a Educação de Alunos com Multideficiência)

A homologação da Unidade de Apoio Especializada para a Educação de Alunos com Multideficiências (UAEEAM) para o pré escolar 1º ciclo (no ano letivo de 2022/2023, na Escola Básica Miquelina Pombo), surgiu como uma necessidade da  Escola em dar uma resposta educativa diferenciada, apoiar e assegurar a educação e a continuidade pedagógica dos alunos portadores de multideficiência,  bem como a educação de outros alunos do Agrupamento e que necessitam de frequentar este recurso pedagógico especializado.

No ano letivo de 2023/2024 inseriu-se uma Tenda/Espaço Snoezelen, nesta sala especializada. Esta valência surgiu da necessidade de proporcionar aos alunos uma abordagem multissensorial. A Abordagem Snoezelen proporciona conforto através do uso de estímulos controlados e oferece uma grande quantidade de estímulos sensoriais, que podem ser usados de forma individual ou combinada com os efeitos da música, sons, luz, estimulação táctil e aromas.

Benefícios:
  • Promove o relaxamento, lazer e diversão;
  • Incentiva o movimento e a motivação;
  • Permite o trabalho individual ou em grupo, servindo para o controlo da ansiedade;
  • Estimula os sentidos primários;
  • Permite explorar as necessidades bem como as preferências;
  • Facilita a libertação de stress;
  • Permite a exploração, descoberta, escolha e a oportunidade de controlar o ambiente.