PES
Projeto de Promoção e Educação para a Saúde
O projeto de Promoção e Educação para a Saúde (PES) resulta da parceria entre o Ministério da Educação e o da Saúde que, de acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), deve acautelar a prevenção da doença através da literacia em saúde desde a mais precoce idade escolar. Assim, compete às escolas, acompanhadas por profissionais da área da saúde, e em articulação com os projetos nesse setor das câmaras municipais, dar corpo a dinâmicas que incidam na promoção de hábitos saudáveis em toda a comunidade escolar.
No Agrupamento Elias Garcia, e na perspetiva de uma intervenção inclusiva, os objetivos do projeto são sensibilizar para a importância do bem-estar físico, mental e social em todos os cidadãos, estimular os alunos a ser protagonistas da sua saúde integral pela educação, a prevenção e a aquisição de hábitos saudáveis, diversificar temáticas e estratégias pedagógicas e trabalhar em rede com parceiros sociais, incluindo Encarregados de Educação ou associações da comunidade especialistas em temáticas a abordar.
O projeto inclui sessões de formação para Embaixadores da Saúde* ou turmas, através de palestras, workshops, pesquisas, elaboração de trabalhos, exposições, tempos de meditação, comemoração de dias internacionais, com recurso às artes ou a campanhas de consciencialização, e também a dinamização de atividades de voluntariado – o clube “Fazer Bem Faz-nos Bem”.
O Projeto de Promoção e Educação para a Saúde física e mental é uma valência do Agrupamento a ser acarinhado de forma transversal e interdisciplinar para consolidar na comunidade escolar a importância da prática hábitos saudáveis. Só assim se a prepara para a criação de defesas na manutenção da saúde e a poupança de recursos familiares e públicos na cura de doenças, viabilizando melhores e mais sofisticados serviços de saúde, numa sociedade demasiado exposta à poluição, ao sedentarismo, à obsessão tecnológica, à alimentação muito deficitária, às alterações climáticas nocivas, a guerras, assim como à falta de recursos humanos e financeiros na área da saúde numa população cada vez mais envelhecida e com doenças crónicas.
Para mais informações e inscrições, consulte o site da escola ou fale com o coordenador do projeto.
* São eleitos em cada turma os seus Embaixadores e Subembaixadores da Saúde, com a missão e o compromisso de divulgarem os conteúdos da formação recebida à respetiva turma, devolvendo-lhe o espírito das aprendizagens em defesa da saúde. O compromisso de assiduidade, dedicação e espírito de iniciativa destes dois alunos e do Diretor de Turma, ou qualquer outro professor do Conselho de Turma, enquanto facilitadores dessa missão, é essencial e determinante para o sucesso do projeto PES.