Clube de Desperdício Alimentar

Projeto: “Pensa um momento, poupa um alimento”
Dinamizadores: Docentes do 1ºciclo
Calendarização: durante o ano letivo 24/25

Objetivos Gerais:
● Sensibilizar para o desperdício alimentar.
● Desenvolver uma atitude crítica e interventiva relativamente ao que se passa no mundo que o rodeia.
● Reconhecer a existência de bens comuns à humanidade e a necessidade da sua preservação.
● Compreender o conceito de desperdício alimentar.
● Identificar as causas e consequências do desperdício alimentar.
● Relacionar o desperdício alimentar com as práticas da vida doméstica e escolar.
● Reconhecer a importância do combate ao desperdício alimentar.
● Conhecer ações práticas para reduzir o desperdício alimentar.
● Aplicar e refletir sobre algumas soluções práticas para reduzir o desperdício alimentar.

Intervenientes:
● Alunos do 1ºciclo,
● famílias,
● docentes,
● não docente (Assistentes Operacionais, Auxiliares de Cozinheira e Cozinheira).

Metodologia:
Este projeto surge no âmbito das linhas orientadoras do PE e será transversal a todos os anos de escolaridade do 1.º ciclo, cuja metodologia e implementação é da responsabilidade de cada professor titular.