SPO – SERVIÇO DE PSICOLOGIA E ORIENTAÇÃO

Os SERVIÇOS DE PSICOLOGIA E ORIENTAÇÃO (SPO) são unidades especializadas de apoio e de
orientação educativa, integradas na rede escolar, que desenvolvem a sua ação em escolas e
agrupamentos de escolas. A atividade destes Serviços é enquadrada pelo Decreto-lei no 190/91 de
17 de Maio e tem como principal objetivo contribuir para o desenvolvimento integral dos alunos, o
seu bem-estar, o seu sucesso escolar e a construção dos seus projetos de vida.

O SPO DO AGRUPAMENTO DE ESCOLAS ELIAS GARCIA

O SPO do Agrupamento de Escolas Elias Garcia é um serviço aberto a toda a comunidade escolar, que dispõe de um espaço próprio sediado na Escola Básica Elias Garcia com um horário definido no início de cada ano letivo. Este serviço abrange os três estabelecimentos do Agrupamento. Com autonomia técnica e pedagógica, as ações do SPO são desenvolvidas de acordo com o Referencial para a Intervenção dos Psicólogos em Contexto Escolar, 2024 – D.G.E. (Direção Geral de Educação)O.P.P. (Ordem dos Psicólogos Portugueses) respeitando o Código Deontológico da O.P. P.

EQUIPA | CONTACTOS
Mafalda Lapa e Tatiana Afonso
E-mail | spo@ae-eliasgarcia.pt

2a | 3a | 4a | 5a feiras | 09:00 – 17:00
6a feira | 09:00 – 16.00

QUEM PODE ACEDER A ESTE SERVIÇO?
Alunos do agrupamento
Pais/Encarregados de Educação

Diretores de Turma /Professores e pessoal não docente
Outros profissionais que trabalhem em articulação com a escola

COMO?
O acesso dos alunos é livre, no entanto devem, preferencialmente, efetuar marcação prévia, podendo fazê-lo através de um contato prévio com o(a) Professora
Titular/Diretor(a) de Turma, ou os pais e encarregados de educação devem fazer a respetiva marcação através do DT ou por telefone da escola e através de e-mail.

DOMÍNIOS DE AÇÃO DO SPO

Apoio e Aconselhamento Psicológico

Conjunto de ações e estratégias que promovem o desenvolvimento integral e harmonioso de crianças e jovens durante o seu percurso escolar. Embora englobe os alunos prioriza, sobretudo e em primeiro lugar, o suporte e o aconselhamento dos docentes, ajudando a estruturar respostas educativas diferenciadas e na implementação de medidas de apoio à aprendizagem e à inclusão.

Desenvolvimento Vocacional

Conjunto de atividades que visa capacitar as pessoas, de qualquer idade e em qualquer fase da vida, a identificar as suas capacidades, competências e interesses, a tomarem decisões em matéria de educação, formação e emprego, e a gerirem o seu percurso individual no ensino, no trabalho e noutras situações em que estas habilidades podem ser adquiridas ou utilizadas.

Desenvolvimento do Sistema de Relações da Comunidade Educativa

Conjunto de atividades que visam capacitar e mobilizar os vários agentes educativos, bem como entidades e serviços da comunidade, com o objetivo de melhorar as respostas educativas.

PROJETOS E ÁREA DE INTERVENÇÃO DO SPO

As emoções na Educação